sábado, 17 de julho de 2010

Você sabe o que é "Stop Motion" ?


Stop motion (que no Inglês significa movimento parado) é uma técnica de animação fotograma a fotograma (ou quadro a quadro) com recurso a uma máquina de filmar, máquina fotográfica ou por computador.


 Normalmente utilizam-se desenhos em papel ou no computador, ou ainda modelos reais em diversos materiais, dentro dos mais comuns, estão a massa de modelar, ou especificamente massinha. No cinema o material utilizado tem que ser mais resistente e maleável, visto que os modelos têm que durar meses, pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 quadros (frames). Imagina o trabalho e a dedicação.

 

Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Estes quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nesta fase podem ser acrescentados efeitos sonoros como fala ou música. Um dos muitos filmes feito com a técnica de Stop Motion foi A Fuga das Galinhas e A Noiva Cadáver, ambos sucesso de bilheterias.


A "nova moda" agora, é aplicar o Stop Motion nos vídeos clipes. É possivél ver essa técnica nos clipes da cantora, Bruna Carram em "Feriado Pessoal" e o Grupo Skank, com a música "Noites de um Verão Qualquer". Vale apena conferir os clipes ai em baixo, o Stop Motion produz efeitos bacanas e de estrema qualidade, sem contar o trabalhão que dá para fazer, mas fica realmente incrível.


 Bom Final de Semana á todos vocês leitores.


Por: Maxmyllyanne Morais
Fonte: http://www.eba.ufmg.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário