terça-feira, 14 de setembro de 2010

Telescópios serão instalados na UFMT para observação da Lua e planetas


No dia 18 de setembro será realizado um evento internacional de observação da Lua ("International observe the Moon light"). O grupo Astronomia no Pantanal, da Universidade Federal de Mato Grosso, participará do evento e colocará telescópios no estacionamento do Instituto de Física da UFMT, campus de Cuiabá, entre as 18h e 21h para a observação da Lua. Os eventos são gratuitos e abertos ao público em geral.
 A observação do céu depende das condições climáticas. Se houver muita fumaça ou nuvens, a observação dos astros estará prejudicada. É provável que isso aconteça, já que o estado de Mato Grosso se incendeia nesta época do ano, mas fica a torcida para que os ventos levem essa fumaceira e proporcione um espetáculo agradável aos olhos.
Um dos telescópios ficará exclusivo para a observação da Lua, que estará na fase crescente e projetada no céu na constelação de Capricórnio. Outros telescópios estarão voltados para os planetas Venus e Marte - projetados na constelação da Virgem - no começo da noite, e Júpiter - na constelação de Peixes - ao final do evento. Júpiter estará em oposição (posição oposta ao Sol quando observado da Terra, e com a sua condição de observação favorecida) em 21 de setembro.


FONTE: 
Redação site TVCA com assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário