terça-feira, 22 de junho de 2010

Brasil Obeso

Pesquisa do Ministério da Saúde revela que quase metade da população brasileira tem excesso de peso

Quase a metade dos brasileiros estão acima do peso, revela uma pesquisa divulgada na segunda-feira 21 pelo Ministério da Saúde e pela Universidade de São Paulo. Entre 2006 e 2009, o percentual da população com excesso de peso subiu de 42,7% para 46,6%. Além disso, a proporção de obesos cresceu de 11,4% para 13,9%. O problema é mais grave entre os homens, que apresentam uma prevalência de sobrepeso de 51%. Entre as mulheres, a taxa está na casa dos 42%.
As informações fazem parte do Vigitel, estudo de fatores de risco para doenças crônicas, elaborado a partir de entrevistas telefônicas. Está previsto para agosto deste ano a divulgação de uma pesquisa mais elaborada, o inquérito nacional de obesidade aferido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pelo último levantamento, feito em 2003, 41% dos homens e 39,2% das mulheres estavam com excesso de peso. Além disso, 8,8% dos homens e 12,7% das mulheres eram obesos.
De acordo com especialistas, o Brasil vive um período de transição nutricional, no qual as taxas de desnutrição estão controladas, mas as de obesidade crescem em níveis epidêmicos. Há, inclusive, quem aposte que o País pode, em uma década, chegar aos mesmos padrões de obesidade dos Estados Unidos, onde três quartos da população adulta têm excesso de peso e 25% são considerados gordos.
Na avaliação do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, essa hipótese não é alarmista. “Superamos as metas de combate à desnutrição e subnutrição, mas a população está engordando em ritmo acelerado." E quem não se lembra do "Fome Zero", uma das bandeiras do governo Lula? pelo visto, os basileiros estão fazendo o caminho contrário. Quem sabe no ano que vêm teremos um "Gordura Zero" lançado pela Dilma!?.

Será?

Enquanto o novo programa não é lançado, vamos rir um pouquinho, pois bastam dez minutos de gargalhadas para eliminar cerca de 40 calorias. Portanto, tente fcar o maior tempo possível rindo da charge ,se você tiver uns quilinhos a mais, como eu. Fica a Dica!


Fonte: Carta Capital
Por: Maxmyllyanne Morais

4 comentários: