sexta-feira, 4 de junho de 2010

Cientistas criam blicicleta movida a refrigerante e balas de menta

Bicicleta é empurrada com explosão de mistura inusitada.


A dupla formada por Fritz Grobe e Stephen Voltz usa refrigerante e bala de menta para fazer uma série de criações explosivas. A mais recente é um veículo movido por essa combinação estranha. Para fazer com que uma bicicleta andasse, uma estrutura foi montada para receber 108 garrafas de 2 litros do refrigerante e 648 balas. Quando um mecanismo é acionado, o doce se mistura com o líquido e uma explosão empurra a bicicleta.

Porque explode?
Os refrigerantes, de uma forma geral, são feitos de água, açúcar, conservantes e fórmula química do sabor – que costuma ser um segredo e varia de bebida para bebida.Mas tem também um gás que é a chave de todo processo, o gás carbônico (CO2).
As moléculas de água na superfície se atraem fortemente, formando o que se chama de tensão superficial. Essas forças fazem com que as moléculas de gás carbônico fiquem cercadas de inúmeras moléculas de água, impedindo, assim, a formação de bolhas de gás dentro do líquido.
Quando jogamos uma bala de menta na garrafa de refrigerante, a gelatina e a goma arábica da bala se dissolvem, quebrando a tensão superficial (dissipam energia para o sistema).
A balinha, por sua vez, é extremamente porosa com milhares de buraquinhos.A bala quando cai na água, vai direto para o fundo, liberando mais e mais gás do refrigerante.O gás é liberado em alta pressão, em milhares de bolhas e sem resistência por parte do líquido. Aí já  se sabe, explode tudo pelos ares.

O Programa Humorístico "Pânico na Tv" já fez várias brincadeiras com essa mesma formula, e inúmeras pessoas no mundo já póstaram vídeos semelhantes agora, esses cientistas americanos, querem ir além de uma simples brincadeira, vendo o vídeo é possível comprovar isso.

Veja o vídeo no You tube.

Fonte: G1- Planeta Bizarro
Por: Maxmyllyanne Morais


Nenhum comentário:

Postar um comentário